Loiça sanitária produzida pela Fábrica de Loiça de Sacavém

A Fábrica de Loiça de Sacavém investiu fortemente no seu desenvolvimento durante o período após a segunda guerra mundial. Este período de modernização, consistiu não só na aquisição de novos equipamentos, mas também na renovação da infra-estrutura da fábrica, durante a qual foi construído o novo edifício da loiça sanitária, ocupando o local da antiga e original olaria de loiça de mesa.

Estes investimentos, dando resposta ao desenvolvimento da indústria de construção muitas vezes associada ao crescimento do turismo, permitiram a prosperidade da empresa, nomeadamente, com o fornecimento de loiça sanitária aos hotéis construídos no final da década de sessenta e o início da década de setenta, onde se incluíram cadeias internacionais como Hilton, Sheraton e Holiday Inn. Outros mercados, entre os quais se destacam as províncias ultramarinas e a ilha da Madeira, absorveram grandes quantidades de materiais de construção, (loiça sanitária, azulejos e mosaicos), os quais se tornaram nos produtos mais vendidos pela empresa.

Durante este período, o número de trabalhadores cresceu, atingindo 1240 postos de trabalho e houve um esforço na modernização da imagem com um novo logotipo em forma de um “S” estilizado, representando o esforço do desenvolvimento fabril em curso na empresa.

Apresentam-se de seguida, imagens de miniaturas pertencentes ao mostruário de loiça sanitária durante os anos sessenta e setenta.

Miniatura publicitária

Casa de banho

Formato Inglês

Bacia Porto

Bacia Porto nº 3

Lavatório Formato Inglês sem Alçado

Lavatório Formato Inglês com Alçado

Lavatório Formato Inglês

Lavatório Formato Chapa

Lavatório Formato A.N.T.

Lavatório

Formato Canto 1

Lavatório

Formato Canto 2

Urinol de Coluna com Terraço

Urinol Formato Inglês

Urinol Formato Face

Bacia Pia 

sem Entrada de Água

Bacia Pia

com Entrada de Água

Vazadouro com Espaldar

Vazadouro sem Espaldar

Bidet Formato Luxo com 2 Entradas

Bidet Formato Luxo com 1 Entrada